Além de suas habilidades em combate, Xena demonstrou uma série de dons incomuns entre os mortais, e que a fizeram ainda mais poderosa. O seu primeiro contato com esse tipo de poder se deu na China, quando aprendeu com Lao Má um tipo de Telecinese chamada de The Power, que lhe concedia o poder de destruir exércitos, mas Xena só podia usar desse poder quando estava em uma pureza de espírito que ela raramente alcançava, mas conseguiu usar o Poder para se livrar da morte em The Debt, em Purity, usou o poder para matar a maléfica Pao Ssu, e finalmente, em Back in the Bootle, usou-o para petrificar Kan e seus exércitos, bem como para destruir os espíritos de Ming Tien e Pao Ssu.
Com Alti, Xena atingiu um grande poder espiritual, pois aprendeu a cruzar pro reino dos mortos e também ao reino espiritual, nesse reino, Xena tinha algo semelhante a um poder de voô, tal os poderes de Alti. Xena usava essa "viagem", para ver pessoas que ela havia perdido, como Gabrielle e Anokin, e posteriormente para derrotar Alti no campo dela.
Viajando pela Índia, a Darshan Naiyma ensinou Xena a dominar os poderes do Mendhi, uma vez dominado, Xena pode viajar ao futuro, na sua reencarnação, e depois regressar, trazendo consigo o espírito de Alti, e foi usando o poder do Mendhi que forjou Chakrams mágicos com os quais atingiu Alti até destruir seu corpo. Também na Índia, recebeu de Krishna um poder espiritual que lhe deram quatro novos braços temporários, capacitando-a a derrotar e matar o demônio Indrajit.
Talvez opoder que caracterizou Xena na 5ª e 6ª Temporadas da série foi o poder de matar Deuses que ganhou de Eli, esse poder foi lhe concedido para que protegesse Eva, usando esse poder que matou Posseidon, Discórdia, Hefesto, Hades, Deimos, Artemis, as Fúrias, Mefistófeles e Atena, com esse poder, também veio o dom de destruir Anjos, mas tentou usar esse poder para matar o arcanjo Miguel, o que fez Eli retirar-lhe esse poder, que havia lhe dado o título de Assassina de Deuses.