Xena é a personagem na série de tv norte-americana Xena Warrior Princess (Xena, a Princesa Guerreira no Brasil e em Portugal). A personagem foi interpretada pela atriz neozelandesa Lucy Lawless, e em algumas ocasiões por Hudson Leick.
A propria série de Xena mostra a guerreira tentando redimir-se de seu passado violento usando suas habilidades incomuns para ajudar os fracos e defender os oprimidos, muitos momentos do sombrio passado de Xena foram sendo mostrados durante a série, na sua busca por redenção, Xena é ajudada por uma moça chamada Gabrielle, que se tornou sua melhor amiga e confidente.
Xena nasceu na cidade grega de Anfípolis. Era a filha da taverneira Cyrene e do guerreiro Atrius tendo tido 2 irmãos, Lyceus e Toris. Certa noite, seu pai chegou bêbado de uma guerra dizendo ter de sacrificar Xena em nome do deus Ares. Mas para evitar isso, Cyrene matou Atrius e não revelou isso a Xena.
Toris era o mais velho dos três irmãos. Por isso passou a ser a mão direita da mãe, ajudando-a a manter a família. Enquanto isso, Xena e Lyceus passavam seus dias entre jogos e aventuras como os melhores irmãos do mundo e melhores amigos também. Passavam as tardes inteiras pescando, atividade que na verdade faziam mais por insistência da pequena Xena que por entusiasmo de Lyceus. Assim os anos passaram e tanto Xena quanto Lyceus cresceram e se tornaram jovens habilidosos na arte da luta, devido às horas que passavam treinando suas aptidões para a arte da guerra. Eles também nutriam um grande amor pela família.
Um dia a paz a que todos estavam acostumados foi repentinamente ameaçada por um ambicioso mercenário chamado Cortese, que pretendia dominar a cidade de Xena. Os habitantes de Anfípolis, que tinham pouco ou nenhum conhecimento de combate, pensavam que o melhor era render-se a Cortese. No entanto, as vozes de Xena e Lyceus elevaram-se entre a multidão, dizendo-lhes que não podiam permitir isso, que se eles rendessem-se diante de Cortese não teriam como voltar atrás – e que seguramente perderiam não só seus bens mas também sua liberdade. A maioria não estava disposta a correr o risco de um enfrentamento. Porém as palavras de Xena e Lyceus foram mais fortes, e no fim conseguiram convencer a maioria, especialmente os jovens da mesma idade.
O combate foi devastador. Muitos anfipolitanos perderam a vida, porém os homens de Cortese foram derrotados e Anfípolis ergueu-se livre. No entanto, Xena não se sentia triunfante, pois durante a batalha ela perdeu seu irmão mais querido, Lyceus. Isso a encheu de ódio e frustração, e lhe valeu ainda o desprezo de sua mãe e de muitas outras pessoas para que a liberdade não significava nada se não tinham seus filhos a seu lado. Xena então se encontrava só, sem seu irmão Lyceus, sem seu irmão mais velho Toris – que por medo do combate havia fugido de Anfípolis pouco antes dela ser invadida por Cortese. Assim Xena decidiu abandonar Anfípolis para começar a conquistar outras partes da região, de modo a obter riquezas e ter poder suficiente para evitar que qualquer outro guerreiro, mercenário ou o que fosse destruísse a cidade natal dela.